Dr. Bernardo Godolphim domina as técnicas ortodônticas fixas e removíveis.
O tratamento ortodôntico se baseia na colocação de um aparelho, fixo ou móvel, para melhorar a saúde da boca e a harmonia dos dentes, resultando em uma melhor aparência do rosto para um sorriso perfeito junto com o retorno da auto estima na vida do paciente.
A ortodontia corrige as más oclusões, ou seja, o mau posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares. Esse mau posicionamento pode resultar em diversas doenças bucais, assim como problemas na respiração, na mastigação e na fala.
No início do tratamento, são feitos exames clínicos, um molde de gesso, fotografias e radiografias. A partir daí, o profissional irá dizer como será o tratamento para correção dos dentes e quanto tempo ele irá durar. A média de duração é de dois anos e meio.
As consultas ao dentista para a manutenção do aparelho devem acontecer mensalmente na maioria dos casos. Por isso, é preciso que você se organize para que o tratamento ocorra conforme o planejado.
Aparelho fixo: É composto por bráquetes, colados nos dentes por uma substância adesiva ou por cimento. Com eles, é possível movimentar mais a boca e o paciente não tem um papel tão fundamental no sucesso do tratamento.
Aparelho móvel: Esse tipo de tratamento depende mais da colaboração do paciente para trazer resultados. O aparelho é encaixado na boca e pode ser retirado a qualquer momento, sendo mais utilizado por crianças.
A primeira consulta ao especialista em ortodontista deve acontecer a partir dos 6 anos de idade. Nessa fase, é possível identificar problemas na formação dentária que podem fazer o tratamento ortodôntico ser necessário.
Por outro lado não existe uma idade máxima para fazer o tratamento ortodôntico, ou seja, adultos podem colocar o aparelho para corrigir a posição dos dentes. O único cuidado especial deve ser a saúde da boca, pois os problemas periodontais podem interferir no tratamento.
Alguns problemas mais graves, porém, têm mais chances de serem resolvidos durante a juventude por isso a importância de manter a saúde bucal em dia. Nesses casos, quando o paciente procura o ortodontista com idade mais avançada, uma cirurgia pode ser necessária para corrigir o mau posicionamento.
Os cuidados de higiene bucal durante o tratamento ortodôntico devem ser mais rigorosos.
Doenças bucais como as cáries, os problemas gengivais ou periodontais podem fazer com que o tratamento não corra da forma correta.
Orientação: É necessário fazer a escovação três vezes ao dia, além de utilizar o fio dental diariamente. A alimentação também deve ser observada no período do tratamento. Alimentos muito duros ou grudentos podem prejudicar o aparelho. Além disso, o açúcar deve ser consumido com moderação para evitar as cáries.
Depois de feito o tratamento ortodôntico, algumas acomodações nos dentes podem ocorrer. Elas são causadas por alterações funcionais no corpo e pelo crescimento. Um bom planejamento ortodôntico, porém, pode evitar esses problemas.
O mau uso da contenção, que é a fase final do tratamento ortodôntico, usada depois do aparelho, pode influenciar no resultado. Esse mau uso pode até tornar necessário o uso do aparelho novamente.
Já as visitas contínuas ao dentista são importantes durante toda a vida, não apenas para manter os resultados do tratamento, mas para evitar muitas doenças bucais e manter o sorriso bonito por mais tempo.
Se você não quer usar aparelhos metálicos, nós temos uma solução para você.
O Dr. Bernardo Froes Godolphim é especialistas em Aparelhos Odontológicos estéticos, e além de ter vasta experiência na área de aparelhos metálicos, também possuí larga experiência com Aparelhos Estéticos e possui habilitação Invisalign, Clear Correct e Clear Aligner. Saiba mais
COPYRIGHT © BERNARDO GODOLPHIM 2021, LLC . ALL RIGHTS RESERVED.